

Robust Ground Check - RGC™
O que é?
O RGC™ - Robust Ground Check é uma solução inovadora, desenvolvida pela PSI, capaz de detectar em tempo real com precisão a perda de aterramento do neutro de transformadores de potência em subestações de distribuição. Adicionalmente, o RGC protege ativos da subestação e da rede contra sobretensões destrutivas quando ocorre a perda de aterramento do neutro.


Seus Benefícios com o RGC™
Detecte com rapidez e segurança a perda de aterramento do neutro de seus transformadores de potência e proteja seus ativos de falhas catastróficas com a solução RGC™ :
Aumente a segurança dos seus colaboradores reduzindo riscos de acidentes letais decorrentes de choques elétricos, arcos elétricos e incêndios.
Proteja seus ativos críticos, tais como transformadores de potência, sistemas de proteção e controle, para-raios, entre outros, contra falhas catastróficas.
Minimize interrupções em massa de clientes e/ou de grandes blocos de carga.


Minimize o tempo de recomposição do condutor neutro do transformador de potência na subestação, a partir do envio imediato de alarmes pela solução RGC™ ao centro de operação.
Mitigue os impactos do desequilíbrio de tensão na rede elétrica.
A detecção da perda de aterramento do neutro de transformadores de potência em subestações de distribuição
Muitas concessionárias de distribuição e indústrias vêm sofrendo com o problema da perda de aterramento do neutro de transformadores de potência, conectados em delta do lado da alta tensão e estrela aterrado do lado da média tensão, em suas subestações de distribuição. Este problema é causado pelo rompimento do condutor neutro devido a furtos, tensões mecânicas excessivas e/ou sobrecarga térmica. A perda de aterramento do neutro é a transição não intencional de um sistema aterrado para um sistema não aterrado.


A solução RGC™ é uma tecnologia inovadora 100% digital, fornecida em um IED para proteção, que permite a identificação instantânea e confiável da perda de aterramento do neutro, evitando falsos alarmes e deslocamentos desnecessários das equipes de manutenção às subestações. A solução RGC™ possui uma metodologia própria de proteção contra falhas catastróficas em ativos críticos, a qual é habilitada instantaneamente em caso de identificação da perda de aterramento do neutro.
Dinâmica de Funcionamento da Solução RGC™
A dinâmica de funcionamento da solução RGC™ baseia-se na interação entre as medições de múltiplas variáveis da subestação, o IED com a solução RGC™, o centro de operação, e a equipe de manutenção. Na etapa inicial, a solução identifica em tempo real a perda de aterramento do neutro por meio da análise de medições de múltiplas variáveis da subestação.
Em caso de rompimento do condutor neutro do transformador de potência, a solução RGC™ detecta de forma imediata este evento e envia um alarme instantaneamente ao SCADA no centro de operação, permitindo a abertura de ordem de serviço para recomposição do condutor neutro pela equipe de manutenção. Uma vez detectada a perda de aterramento do neutro, a solução de proteção contra sobretensões destrutivas é automaticamente habilitada, podendo ser parametrizada para gerar alarmes e/ou comandar trip do disjuntor do transformador de potência. Após a recomposição do condutor neutro, a solução RGC™ identifica o restabelecimento da condição normal de neutro aterrado e desabilita automaticamente a sua solução de proteção.




A solução RGC™ foi exaustivamente validada por meio de simulações computacionais de redes de distribuição reais no software ATP Draw, testes experimentais em uma rede de distribuição em escala reduzida, e aplicações de campo em subestações de distribuição. A partir de oscilografias registradas em eventos reais de perda de aterramento do neutro de transformadores de potência, a eficácia da solução RGC™ foi comprovada.